Faz exatamente dez anos que o sertanejo Luan Santana resolveu levar a música como profissão. Seu primeiro show aconteceu em agosto de 2007, na cidade de Bela Vista (MS). Ali começava uma carreira que teria muito sucesso.

Trajetória que, de acordo com produtores musicais, consolidou-o como um dos principais artistas do Brasil. “Eu fico muito feliz com o reconhecimento. Eu canto o amor. O romantismo é a minha essência”, diz Luan.

Nesta década, ele deu um grande salto. Começou lançando músicas com refrão mais chiclete, como “Meteoro”, seu primeiro grande hit, e outras mais animadas. Com o tempo, foi direcionando sua música para o lado do sertanejo romântico. Hoje, ele é praticamente um artista pop. E acaba de lançar “Check-in”, canção com batidas eletrônicas e dançantes (veja ao lado).

“Quando a gente faz algo com verdade, dá certo. Cantar sempre esteve no meu sangue. Eu nasci cantando. Acho que quando a coisa é verdadeira, a galera percebe e acaba se identificando com o que você faz e pensa”, analisa.

“Quero continuar levando minha música para todos. Sou muito grato por tudo o que conquistei. A música é o que move o melhor de mim. Meus fãs são meu combustível diário”, reforça o artista.

Em relação ao trabalho, Luan já sabe bem o que quer para 2018. Ele vai lançar um novo projeto. “Pretendo gravar um DVD em comemoração dos meus dez anos de carreira. E estou feliz e encantado com o mercado latino. Eu quero que o mundo veja o Brasil pelo que de tão lindo nós temos: a nossa música. A nossa democracia musical”.

Já no que se refere à vida pessoal, Luan se diz feliz ao lado da namorada, Jade Magalhães. A moça era fã dele. “Sem dúvidas, me casar e ter filhos está nos meus planos também”, conta o astro.

Além desses projetos, o artista revela o que mais gosta de fazer para relaxar em meio a uma rotina tão atribulada de trabalho – que inclui cerca de 20 shows mensais.

“De vez em quando, eu tiro alguns dias de folga para poder relaxar um pouco. É preciso ir arejar a cabeça. Nos meus tempos de folga, eu gosto de reunir os amigos, ir pescar”, revela o cantor. Mas a amada não fica de fora dos momentos de diversão. “Viajar com a Jade para namorar um pouco também é bom, né?”, conclui.

Especialistas

Produtores musicais fazem a ressalva de que Luan tem direcionado seu trabalho para um outro segmento musical, o que pode ser perigoso para quem já estava estabelecido no sertanejo.

“Acompanho essa rotação do Luan migrando para outros estilos de duas formas. Pelo lado mercadológico, alterar um pouco a batida da música e introduzir outras pode atrair maior evidência em um primeiro momento. Porém, com o tempo, da mesma forma que pode angariar novos fãs, pode perder os antigos que gostavam do estilo raiz. Ele é ótimo, mas é perigoso mudar demais”, analisa o produtor Marco Camargo.

Para o produtor Arnaldo Saccomani, Luan errou a mão ao usar a figura de um filé-mignon para tratar de uma mulher em sua nova música, “Check-in”. “Achei de mau gosto. Ele não precisa mais disso. Mas Luan continua sendo o número um do país. Ninguém é isso por acaso. Ele investe na carreira, grava bem”, reforça.

Já o produtor Miranda acredita que Luan tenha ajudado a moldar o gênero sertanejo e que muita gente ainda se inspira nele. “Digo sempre para artistas independentes prestarem atenção a esses sertanejos, pois eles são muito dedicados”, avalia.

Filé-mignon

A nova música de Luan Santana, “Check-in”, tem em seus versos um trecho que relaciona a mulher a uma carne: “Deus fez a mulher com a costela de Adão/ Quando foi fazer você, fez do filé-mignon”, canta. Segundo o artista, até mesmo o Rei Roberto Carlos, um ícone da música para ele, fazia comparações desse tipo.

“Neste caso, filé-mignon é a metáfora de que a mulher amada foi feita da matéria do amor, do prazer, da gostosura. É a mesma malícia sutil que o Roberto Carlos fez em ‘pode até me beijar, pode lamber que eu sou dietético’, no início dos anos 1990”, comenta Luan Santana, ao reproduzir um trecho da música “Coisa Bonita”.

“Essa canção do Rei só exaltou o romantismo dele. Você pode falar de amor com malícia sutil e com música dançante. Roberto Carlos é referência para todo artista que tem a música como pulsação, arte e vida”, completa Luan.

O cantor conta que adora lançar novidades para seus fãs. “O público cobra isso. Gosto de criar e de inovar. Gosto de me diferenciar e de apresentar sempre algo novo”, conta ele, dizendo que acompanha o retorno dos fãs. “A internet nos possibilita viver essas experiências muito mais de perto”, conclui.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR...